quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Álvaro Domingues apresenta novo livro 'Volta a Portugal'

9 de Dezembro de 2017, 17h30, Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Porto)

Volta a Portugal



Volta a Portugal", o novo livro do geógrafo Álvaro Domingues, serve de mote à próxima edição do ciclo de conversa com escritores "Porto de Encontro", já neste sábado, às 17.30 horas, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. Capicua e Rui Reininho são os convidados especiais da sessão.
Geógrafo "e exímio cronista da vida, da paisagem e da arquitetura do território nacional", Álvaro Domingues é o protagonista da última sessão de 2017 do "Porto de Encontro", marcada para as 17.30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. "Volta a Portugal", o primeiro livro que publica na Edições Contraponto, vai ser a obra em destaque.
Há várias décadas que Álvaro Domingues trabalha sobre temáticas relacionadas com a geografia urbana, o urbanismo e a paisagem. Segundo nota da editora, "Volta a Portugal" é um livro "que preenche curiosidades ou estranhamentos acerca da exótica geografia das paisagens, das estradas, aldeias, vilas e cidades e outros nomes de coisas que estão nos mapas de Portugal. Cruzando fotografia, geografia, arquitetura, antropologia e até literatura, este livro problematiza esse conceito a que alguns chamam Portugalidade".
Álvaro Domingues é um daqueles raros autores sobre os quais podemos dizer que há um antes e um depois. O antes de ter lido Álvaro Domingues. E o depois de lê-lo, quando se alargou a nossa visão.» (José Tolentino Mendonça)

«Álvaro Domingues descobre o país que não está no centro, é um trabalho essencial. O país que está longe dos sítios onde se decide resiste porque há cuidadores – cuidadores pela imagem – como Álvaro Domingues.» (Gonçalo M. Tavares)

«A inteligência mais original do país. Podem atualizar os dicionários na palavra FUTURO, que passa a ter por sinónimo também o nome de Álvaro Domingues.» (Valter Hugo Mãe)

Sem comentários:

Enviar um comentário